Club de
Caxias do Sul

Por que Rotarianos plantam árvores? (e uma história de dedicação a essa causa, no Distrito 4700)

Postado em: 21 de Setembro de 2021 por Rotary Club de Caxias do Sul

 

Além dos inúmeros motivos pelos quais os rotarianos são conhecidos, suas causas sociais, a erradicação da pólio, o desenvolvimento de projetos humanitários, entre tantos outros, uma ação de rotarianos chama a atenção: o plantio de árvores. No Brasil, grande parte das conferências distritais encerram com o plantio de uma árvore. A preocupação dos rotarianos com as causas ambientais foi coroada com a adição pelo Conselho Curador da Fundação Rotária e Conselho Diretor do RI de uma nova área de enfoque: apoio ao meio ambiente.

 

Voltando ao plantio de árvores, essa relação com o Rotary inicia justamente com seu presidente emérito Paul Harris, um apaixonado pela natureza. Paul plantava árvores durante suas viagens, nas décadas de 1920 e 30, para simbolizar amizade e boa vontade. Em 1932 Paul Harris embarcou em uma viagem de 5 semanas pela Europa e em uma quarta-feira plantou uma árvore em uma praça de Berlin. Muitas pessoas estiveram presentes naquele momento e, desde então, rotarianos plantam árvores em nome da amizade, companheirismo e serviços comunitários.

 

O plantio de árvores se tornou uma marca das viagens de Paul Harris, que em suas lembranças escreveu: “com a cooperação de rotarianos e governos locais, eu plantei árvores da amizade em parques dos 5 continentes do mundo e até em grande parte das ilhas dos oceanos. Nossas árvores se tornaram símbolos de entendimento internacional e boa vontade”.

 

Outros presidentes seguiram observando essa tradição e, mais recentemente, em janeiro de 2017 durante a Assembléia Internacional em San Diego o presidente do RI, Ian Riseley, lançou aos clubes do mundo todo o desafio “uma árvore plantada para cada rotariano até o Dia Mundial da Terra, em 22 de abril de 2018”. Riseley, à época, disse: “espero que o resultado do nosso trabalho vá muito além do impacto ambiental positivo que causaremos plantando 1,2 milhão de árvores. Quero crer que a partir de agora todos no Rotary se conscientizem da nossa responsabilidade não apenas com a população mundial, como também com o nosso planeta.”

 

Em um texto de Peter Wohlleben sobre o plantio de árvores por rotarianos, ele instiga: “Quando uma árvore se parece com um rotariano? Sempre! Árvores são conectadas pelas suas raízes, e apoiar os “vizinhos” em tempos de necessidade é a regra. Isso soa familiar?” Certamente todos esses sentidos e sentimentos foram sendo construídos e complementados, desde a paixão de Paul Harris até nossos dias atuais.

 

O Distrito 4700 tem feito um trabalho exemplar e inspirador neste sentido, e, como na inspiração que se buscou em Harrris, nos inspiramos na paixão do Governador 2018-19 Nelço Tesser. Nelço, desde criança, esteve ligado à terra, ainda em sua infância no Paraná. Mudou-se para o Rio Grande do Sul, onde construiu sua família e sua empresa e, tão logo possível, reconectou-se a terra. Apesar de empreender no ramo da tecnologia, é no cultivo de suas plantas, árvores, grãos, que recarrega suas energias.


Essa paixão fez com que todas as visitas do governador aos clubes fossem encerradas com o plantio de uma muda e, em sua conferência distrital em maio de 2019, distribuísse a todos os presentes centenas de mudas de árvores nativas. Todas essas mudas foram cuidadosamente plantadas e cultivadas por ele.

 

Desde então, a distribuição de mudas para clubes de todo o distrito se tornou uma marca registrada. Os governadores que o sucederam mantiveram a ideia em curso, os clubes promoveram diversas ações em suas cidades, especialmente em datas como o 21 de setembro, e a distribuição de mudas para estas ocasiões seguiu. Em alguns momentos, carros ou camionetes se dirigiam ao endereço de Nelço para buscar suas mudas. Em outros, caminhões fizeram o transporte. Somente nos últimos 2 anos rotários foram mais de 5000 mudas de árvores distribuídas, de árvores como ipê roxo, ipê amarelo, angico, carvalho francês, pau Brasil, macadâmia, jacarandá, pinheiros, entre muitas outras.

 

Muitos ainda se surpreendem ao descobrir que é o próprio Governador Nelço quem faz as mudas, cultiva, planta quando necessário, ensina a plantar e a garantir o melhor meio de fazer com que as mudas se tornem grandes árvores, fortes e saudáveis, assim como espera-se que sejam nossos desejos e princípios rotários: cultivados dia-a-dia, fortalecidos pelo bom plantio, fortes e firmes pelas bases que tiveram.

 

Neste dia da árvore, nosso desejo de que a cada muda distribuída e plantada levemos junto os princípios de amizade e companheirismo sonhados por Paul Harris bem como fortaleçamos o nosso compromisso de cuidar do outro e cuidar do nosso planeta, como destacou nosso presidente Ian Riseley. E nosso agradecimento ao Governador Nelço por proporcionar, com sua ação, tanto conhecimento sobre Rotary e uma oportunidade única para refletirmos sobre nosso papel como rotarianos.

 

Fotos

Reuniões Quartas-Feiras | 19:30
Rua Angelo Michielin,31 Cep: 95041-050